02/07/2014 Noticia AnteriorPróxima Noticia

Notícias de Lumiar e São Pedro da Serra

Dada a progressiva ocupação fundiária, acelerada em menos de 1 ano, os técnicos da prefeitura estão prevendo uma breve mudança geográfica urbana nas regiões de Lumiar e São Pedro da Serra ­– S.P.S.. Eles acreditam que nos próximos anos o 5º e 7º distritos vão emendar.

Por isso está sendo necessário a reformulação do recém elaborado Plano Diretor do município. A meta é garantir a segurança do solo e a preservação ambiental. A Secretaria do Meio Ambiente está procurando ouvir as comunidades em busca de propostas e reivindicações afim de elaborar o novo plano. Para tanto realizou dias 10 e 14 de junho na sede da Ação Rural, em Lumiar, reuniões com a população. Muito embora tenha havido presença satisfatória é importante insistir nesses contatos que traga mais proprietários e novas gerações e se posicionem.

O transporte público para Lumiar e S.P.S. não atende o suficiente, falta conforto às comunidades. Tem deixado de cumprir o horário; ônibus lotado na volta vitimando pessoas idosas, padecendo, espremidas numa viagem longa, sem escolha. Revela falta de planejamento da empresa e por parte da prefeitura.

A iluminação pública nas vias de S.P.S. carece da manutenção devida pela Energisa. Há inúmeros postes com lâmpadas queimadas prejudicando a população. O lugar é propício às caminhadas tanto por moradores como por turistas sendo vantajosas áreas iluminadas, para incentivar estas práticas saudáveis.

A Escola Municipal de S.P.S. implantou o Programa Escola Aberta aos sábados das 9 h. às 12 h. com oficinas oferecidas de forma gratuita no ensino da língua inglesa, o Canto Coral e Lambaeróbica. Tem despertado o interesse popular e está aberto a todas as idades.

Cátia de França, cantora e compositora, moradora de S.P.S., realizou um show no Teatro Municipal de Niterói, dia 26 de junho as 19 h, com público fiel assistindo a um espetáculo original com as musicas da autora.

A diocese de S.P.S. rompeu com a Associação de Moradores – AMASPS – na realização da tradicional festa de São Pedro dia 29 de junho. Haverá apenas culto religioso e missa com música gospel. O evento todos os anos sempre atraiu centenas de turistas havendo atrações diversas culturais e de diversão. A ideia da AMASPS agora é inaugurar em nova data uma festa junina com bandas populares, na quadra, capaz de atrair multidão.

A arte fotográfica de Paulo Toscano com a foto montagem do rosto de Che Guevara difundida em bijuterias, camisas, bolsas, painéis e até relógios pode ser vista na Sala Cuba Café, localizada no 2º piso do Shopping Cassino Serrano, em S.P.S. A intenção do artista é homenagear o povo cubano com esta exposição permanente. O Cuba Café abre de quinta a domingo oferecendo lanches com 35 variedades no cardápio e bebidas. Também o cliente pode usar o palco e levar uma música.

­­O plano da prefeitura é pavimentar a Rua Manoel Knup para permitir o

escoamento de caminhões que passam pelo Largo do Estrela vindos com produção de fábricas da região de Barra Alegre. Para isso foi adquirida uma unidade móvel de geração de asfalto. Essa estratégia também devera possibilitar a recuperação da rodovia de acesso a S.P.S. na ligação com Lumiar.

Por: ForumSec21