23/07/2013 Noticia AnteriorPróxima Noticia

11ª Feira da Terra mostra os destaques serranos na cultura alternativa e na sustentabilidade.

Nos dias 26, 27 e 28 de julho, Lumiar será o palco da 11ª Edição da Feira da Terra, que promove o I Fórum Intermunicipal de Agroecologia, Alimentação Saudável e Sustentabilidade.

A edição de inverno da Feira da Terra está aí e vai apresentar os saberes tradicionais da terra e seus produtos, valorizando e divulgando práticas sustentáveis inseridas nas áreas da agricultura, culinária, artesanato, educação e cultura.

Ela chega em sua 11ª edição e se firma como uma importante ferramenta nestes tempos de formação de uma nova mentalidade, aquela voltada para a preservação, conservação e respeito ao meio ambiente.

A região serrana do Estado do Rio de Janeiro fervilha de producentes iniciativas sustentáveis e a Feira da Terra se propõe a dar mais visibilidade a elas, valorizando e estimulando a troca de saberes tradicionais e de novas tecnologias sustentáveis, além de viabilizar o escoamento da produção local e regional diretamente ao consumidor final

Participarão deste Fórum os municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Macuco, Bom Jardim, Cantagalo, Cordeiro, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, até o momento. Entre palestrantes e oficineiros estarão presentes convidados da EMATER, da Casa dos Saberes, do SESI e do SEBRAE.

Em exposição, produtos e ações socioambientais dispostos e apresentados nas diversas barracas especialmente confeccionadas em bambu, numa parceria com o Instituto Pindorama. Entre os expositores estarão a Oficina das Ervas (cooperativa de mulheres de Galdinópolis), com seus artesanatos em palha, taboa, tecelagem e chás orgânicos; Teias da Serra (grupo de mulheres tecelãs de São Pedro da Serra) com xales,boinas, colchas,cachecóis e utilitários; Instituto Pindorama com ecoprodutos de sua Bambuzeria Escola e ensinamentos nas áreas de bioconstrução, alimentação inteligente, tecelagem manual e outros; Tibá- Instituto de Tecnologia Intuitiva e BioArquitetura, Sítio Terra Romã com seu trabalho de reflorestamento e remanejamento de mudas nativas da Mata Atlântica e produtos orgânicos; Entre Folhas (aromaterapia : óleos, essências,tinturas e sais ; Meliponário com mel puro de variadas espécies de abelhas em peculiar e cuidadosa produção; Associação Agroecológica de Teresópolis com produtos orgânicos; Casa dos Saberes com saberes tradicionais, novidades sustentáveis e educação ambiental ; Centro Cósmico presente na Tenda da Cura onde oferecerá suas terapias complementares a preços populares; Ponto de Cultura Os Tesouros da Terra - produtos e saberes da terra; Terrazul - produtos integrais ; Laboratório da Floresta ( Design de superfície) elementos da flora como flores, pétalas, sépalas, folhas galhos e outros, utilizados na composição e elaboração de belas imagens e Ripa Design com resíduos de madeira de serrarias e marcenarias da região serrana são reutilizados na confecção de modelos criativos de móveis e utensílios.

Na décima primeira edição da Feira da Terra foi preparada uma Praça de alimentação onde serão oferecidos itens saudáveis da culinária ecológica, produzidos com carinho especial em atenção aos consumidores conscientes e aos que buscam esta conscientização

Dentre as atividades culturais desta edição destacamos:

- Apresentação de Danças Populares com o Grupo do Ponto de Cultura “ Os Tesouros da Terra; - shows com o Grupo Barô ( música étnica) ; - Júlia Vargas e Banda; - Sandro Shankara - apresentação de sitar. - Oficinas de mantras e meditação com Sandro Shankara; - de panela de barro com Alair Faustino, - de criação em argila; - Escola Nova Granada. - Oficina de circo : malabares, perna de pau e monociclo; - Oficina Escola de Artes de Nova Friburgo; - Apresentação do Coral “Timbres e Temperos”,regido pela multi-instrumentista Luhli, artista que faz arranjos para coral, trilhas sonoras, direção musical de shows e discos e tem diversos sucessos na voz de cantores de renome como Ney Matogrosso e Nana Caymmi; - Contação de histórias; - Esc. Nova Granada; - Cineclube Lumiar com a exibição do filme “Agroflorestar” : 2013, BRASIL, Direção de João Gabriel Amorim, 40minutos.

Sinopse:

Agroflorestar, apresenta a fascinante trajetória dos agricultores de Barra do Turvo, no Vale do Ribeira. Originalmente trabalhando com a derruba e queima, suas terras já estavam desgastadas. O filme mostra como a introdução do sistema agroflorestal revolucionou a vida de mais de 100 famílias. Hoje quase 17 anos depois do inicio do Cooperafloresta, através do projeto Agroflorestar, as idéias de uma agricultura florestal sustentável chegaram às áreas degradadas pela monocultura, e aonde florestas de alimentos estão sendo plantadas. De forma positiva o filme demonstra como podemos ter uma alternativa sustentável para a agricultura, sem destruir o planeta.

A Feira da Terra terá o seu Palco Aberto , para os inúmeros artistas que povoam nossas terras mostrarem o seu valor. Todas as atividades da Feira da Terra acontecem de 9 às 19 horas em Lumiar, Nova Friburgo.

Troca de conhecimentos , cultura , educação ambiental e entretenimento faz da Feira da Terra uma opção perfeita de laser com responsabilidade socioambiental para todas as idades.

Local: Pça Eugênio Gustavo Brust ,em frente a Escola Estadual Carlos Maria Marchon e ao lado do campo de futebol de Lumiar - Centro -Lumiar-

Nova Friburgo -RJ - e-mail: contato@feiradaterra.org

Por: Divulgação