Página Principal
Home Quem Somos Colunistas Edição Impressa Notícias Assinatura Contato
Porque o ser humano parece consciente, mas continua com sua marcha rumo ao desenvolvimento insustentável?

Este é o único desenvolvimento possível e tudo vai se arrumar.
O ser humano não sabe fazer de outra maneira e parece estar condenado
Faltam apenas mecanismos de controle mais eficientes
Os políticos estão sempre negociando com os grandes interesses economicos
As pessoas não estão conscientes e desejam aumentar, ainda mais, o seu consumo irresponsável
Por causa de seu vazio de Deus, o ser humano adoece de ganancia e vaidade.

Cadastre-se e receba notícias no seu e-mail:

Allan Kardec
O SER CONSCIENTE
SERGEI


O QUE VAI SER FEITO DOS RIOS DO INTERIOR?
MARCOS AGUIAR "ARROZ"


À MARGEM DO VAZIO
ELOISA MENEZES PEREIRA


SEGURANÇA E SAÚDE
JOHN KLEBER


AS CORES DO AMOR
MARIANA


PENSAMENTOS
MARIANA


PARABÊNS!
DEYVIDSON


TRABALHO COM ADOLESCENTES
CLEIA


OUVIR O CORAÇÃO
SANDRA MARINA FERREIRA


AMAR SEMPRE
MARIANA


CUIDEM MELHOR DO PLANETA TERRA
VIVIANE NOGUEIRA VENTURINO


ESPAÇO CULTURAL DE AMPARO
SANDRA MARINA FERREIRA


SEQUESTRO DE DIREITOS DE QUEM PRESERVOU FLORESTAS
WALTER HAUER


ABRA OS OLHOS E VEJA
SANDRA MARINA FERREIRA



Academia de Conselheiro Lafayette (MG) promove concurso literário
 

Academia de Ciências e Letras de Conselhero Lafayette

CONCURSO LITERÁRIO INTERNACIONAL - PRÊMIO CIDADE DE CONSELHEIRO LAFAIETE 2009

Como vem acontecendo todos os anos, ininterruptamente, desde 1994, a Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette (ACLCL) apresenta o Regulamento do Concurso Literário Internacional Prêmio Cidade de Conselheiro Lafaiete 2009. O concurso é aberto à participação de todas as pessoas, maiores de 18 anos, de forma irrestrita, não apenas a acadêmicos, com trabalhos nas categorias: poema, soneto, crônica e conto.

Tal o reconhecimento do certame literário, divulgado em todos os países de língua portuguesa, por meio de suas Embaixadas e Consulados no Brasil, que a cada ano o número de inscritos vem aumentando, sejam eles escritores já consagrados ou iniciantes. Isso, aliás, tem possibilitado o reconhecimento de novos talentos, até mesmo porque os trabalhos são apresentados sob pseudônimo, proporcionando maior imparcialidade à comissão julgadora.

Muitos trabalhos premiados pelo Concurso Literário da ACLCL têm sido divulgados com sua publicação na antologia “Lafaiete em prosa e verso”. A cada edição, são publicados os três primeiros colocados de cada categoria.

Nesta edição, foram realizadas algumas mudanças, como a extinção da categoria romance e a introdução da categoria soneto. Também será cobrada uma taxa de inscrição, no valor de R$ 10,00 (dez reais) por categoria, sugerindo uma seleção prévia dos trabalhos pelos próprios autores.

Assim, dando continuidade ao trabalho voltado à língua pátria, proporcionando atividades que fomentem o interesse pela literatura, divulgando novos escritores e realçando aqueles cuja obra já os consagrou, a ACLCL apresenta o Regulamento para o concurso deste ano de 2009.

Conselheiro Lafaiete, 27 de junho de 2009.

Allex Assis Milagre

Presidente da ACLCL

CONCURSO LITERÁRIO INTERNACIONAL

PRÊMIO CIDADE DE CONSELHEIRO LAFAIETE

2009

1º - O Concurso Literário Internacional Prêmio Cidade de Conselheiro Lafaiete trata-se de uma promoção da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette (ACLCL), para premiar poetas, sonetistas, cronistas e contistas, maiores de 18 anos, que inscreverem seus trabalhos nessas categorias, que serão julgados por uma comissão competente, avaliando a qualidade da produção literária dentro das regras da Língua Portuguesa

2º - Os trabalhos inscritos deverão ser INÉDITOS, ou seja, não publicados em livros, revistas, jornais e nem divulgados pela Internet.

3º - São quatro as categorias e gêneros dos trabalhos concorrentes: poema (clássico, moderno ou conjunto de trovas), soneto, crônica e conto, com tema livre e sem limite de espaço.

4º - Os trabalhos classificados em primeiro lugar serão premiados com troféu e certificado de participação; os classificados em segundo e terceiro lugares com medalhas de Honra ao Mérito e certificado de participação; quarto e quinto lugares com certificado de participação. Independente da classificação anterior, serão conferidas as mesmas premiações aos trabalhos que versarem sobre Conselheiro Lafaiete.

5º - A comissão julgadora dos trabalhos será composta por três pessoas capacitadas e de reconhecido mérito, em cada categoria, que aferirão a cada trabalho pontuação de cinco (5) a dez (10), admitindo-se os decimais. Essas notas serão, posteriormente, somadas e, do total, será tirada a média para que se obtenha, então, a classificação geral dos inscritos.

6º - Cada trabalho concorrente deverá ser enviado em três cópias, digitadas ou datilografadas de um só lado do papel. Cada autor poderá participar com até três trabalhos em cada categoria.

§ 1º - Nas cópias deverão constar apenas o título da obra, categoria e pseudônimo do autor. Numa folha à parte, o candidato deverá colocar as seguintes informações: título da(s) obra(s), nome completo do autor e o pseudônimo usado, endereço, telefone e e-mail (caso tenha). Essa folha de identificação deverá ser colocado dentro de um envelope menor, juntamente com cópia xerográfica do documento de identificação do autor e do comprovante da taxa de inscrição, e lacrá-lo; do lado de fora dele, escrever o(s) título(s) da(s) obra(s) e o pseudônimo do autor. Os trabalhos e esse envelope com a identificação deverão ser colocados dentro de um envelope maior, também lacrado, e remetido para CONCURSO LITERÁRIO INTERNCAIONAL PRÊMIO CIDADE DE CONSELHEIRO LAFAIETE – RUA COMENDADOR BAÊTA NEVES, 68 – CENTRO – CONSELHEIRO LAFAIETE – MG. CEP 36400-000. O mesmo endereço deverá constar também no verso do envelope, no lugar do remetente.

§ 2º – Será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 10,00 (dez reais) por categoria, podendo inscrever até três trabalhos em cada. O valor deverá ser depositado no Banco Itaú, agência 1429 conta corrente nº 11229-3, em favor da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette. Uma cópia xerográfica do comprovante de depósito deverá ser juntada à documentação de identificação do participante.

7º - As inscrições se iniciam dia 1º de julho de 2009 e se encerram no dia 30 de setembro de 2009.

8º - A premiação dos classificados no Concurso será na solenidade de final de ano promovida pela ACLCL, em data ainda a ser definida e divulgada oportunamente.

9º - Os trabalhos inscritos e classificados nos três primeiros lugares serão publicados na antologia “Lafaiete em prosa e verso” de 2010, sem ônus para os autores, que receberão um exemplar cada. Essa publicação, no entanto, dependerá da autorização prévia do autor para sua publicação.

10º - Os trabalhos ficarão à disposição de seus autores, para reavê-los, na secretaria da ACLCL, na Casa de Cultura Gabriella Mendonça, até noventa (90) dias após a data da premiação. Passado esse período, o material que não for procurado será incinerado, eximindo-se, desta forma, a ACLCL de qualquer responsabilidade autoral da obra.

§ 1º – A ACLCL não se responsabilizará em remeter pelos Correios os trabalhos inscritos no Concurso.

11º - O não cumprimento, por parte do inscrito, de qualquer das cláusulas deste Regulamento implicará a anulação automática de sua inscrição.

12º - Compõem a Comissão Organizadora do Concurso os acadêmicos: Carlos

Reinaldo de Souza, Douglas de Carvalho Henriques, Efigênia Chaves Janoni, Leila Maria Silva Barbosa e Lucy de Assis Silva.

13º - Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora, juntamente com a Comissão Julgadora, cuja decisão será irrecorrível, respeitadas as leis maiores.

Conselheiro Lafaiete, 27 de junho de 2009.

Por: Divulgação





Seu nome:
Seu email:
Email amigo 1:
Email amigo 2:
Email amigo 3:
Email amigo 4:
Email amigo 5:
Rede de Trocas
Uma Rede de Trocas é uma união voluntária de cidadãs e cidadãos que estabelecem um intercâmbio de talentos, serviços, mercadorias e favores. Leia +
Pontos de Evolução
Fórum Século XXI       webdesign | friweb.com.br