Período de 29 de Junho a 05 de Julho - “Os 18 do Forte” a inspiração
O Comandante do Forte de Copacabana e Diretor do Museu Histórico do Exército Coronel Edson Silva de Oliveira com sua visão empreendedoramente cultural e com a missão de lançar, dos canhões do Forte, para a sociedade, cultura e civismo, apresenta ao público em geral, moradores e visitantes do Rio de Janeiro, o projeto da III Semana Cultural do Forte de Copacabana, semana esta, inspirada em fatos reais, ocorridos entre os dias 05 e 07 de julho de 1922, quando o Forte de Copacabana foi cenário de um evento que entrou para a história do Brasil, imortalizado como “Os 18 do Forte”. Protagonizado pelos jovens tenentes do Exército Brasileiro, que se revoltaram contra os vícios políticos da república velha, este episódio marcou o início do movimento tenentista no Brasil. Inspirado nos fatos históricos ocorridos neste sitio e com a finalidade de reviver e preservar a memória cultural do mesmo, o Coronel Edson convida todos a desfrutar da semana cultural, cuja terceira edição será iniciada no próximo dia 29 de junho.
Objetivo
Através de ações culturais e sociais, o Forte de Copacabana busca exaltar os fatos ocorridos no passado, revivendo importantes passagens históricas e viabilizando ações que contribuirão para o avivamento do civismo.
Cronograma
Ambientação do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana para a década de 20.
Inauguração de Exposições sobre a mesma década.
Exposição de peças de Antiquários e carros antigos.
Desenvolvimento da atividade cívico-social na qual o Forte de Copacabana receberá aproximadamente quatro mil crianças originárias dos mais diversos locais do Rio de Janeiro a fim de realizar uma visita às instalações deste importante museu e a participação em oficinas lúdicas, artes, fluoretação e dicas de escovação.
Realização de solenidade cívico-militar na Avenida Atlântica, em frente à estátua de Siqueira Campos, com a participação de autoridades civis, militares e representantes da sociedade.
“Bélle Époque”, baile temático da década de 20, com a finalidade de relembrar o glamour deste período histórico.
Para encerramento da semana cultural o Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana realizará o maior concerto cênico* ao ar livre de Copacabana, com detalhes abaixo.
*Com o objetivo de reviver a memória de um fato histórico de extrema importância para o Rio de Janeiro e para o Brasil, será encenada a batalha “18 do Forte”, um espetáculo cênico musical. Assim, poderemos divulgar a história do Brasil de forma artística, oferecendo mais uma opção sadia de entretenimento e lazer para a sociedade.
Recursos Empregados
Trezentos atores, músicos, militares e civis. (humanos)
Concha acústica com 22 metros de boca, sonorização e iluminação para 4 mil metros quadrados de espaço cênico. (materiais)
Dois canhões 75 mm, cinco canhões obuseros 105 mm, 2500 tiros de festim, 60 tiros de salva de canhão e ½ tonelada de fogos de artifícios. (bélicos)
O espetáculo é formatação de concerto cênico onde a trilha sonora será executada ao vivo com uma banda sinfônica, enquanto as cenas acontecem e a epopéia do fato histórico encerrará na antiga rua Barroso, atual Siqueira Campos.
O Forte de Copacabana
O Forte de Copacabana é hoje um dos atrativos turísticos mais procurados do Rio de Janeiro, bem como uma ótima alternativa de passeio, visto a beleza local, segurança e diversidade de eventos voltados para toda família, eventos esses, idealizados pelo Coronel Edson, executados por seus comandados e apoiados pelos amigos do Forte.
Estimativa de visitação
Estamos com uma estimativa de público de vinte mil pessoas durante uma semana de evento.