Zygmunt Bauman

Mestre de Vida: Papa Francisco

Papa Francisco Papa Francisco 1936 - (...)

Papa Francisco

Jorge Mario Bergoglio, é o 266.º Papa da Igreja Católica e atual Chefe de Estado do Vaticano, sucedendo o Papa Bento XVI, que abdicou ao papado em 28 de fevereiro de 2013. É o primeiro papa nascido no Novo Mundo, o primeiro latino-americano, o primeiro pontífice do hemisfério sul, o primeiro papa a utilizar o nome de Francisco, o primeiro pontífice não europeu em mais de 1 200 anos (o último havia sido Gregório III, morto em 741) e também o primeiro papa jesuíta da história. Tornou-se arcebispo de Buenos Aires em 1998 e foi elevado ao cardinalato em 200. Foi eleito papa em 13 de março de 2013.

Tem mostrado desde o início um estilo mais simples e despojado, coerente com a sua condição de jesuíta com votos de pobreza. Tem focado as suas preocupações na proteção do meio ambiente, na luta contra os abusos sexuais na Igreja, na crítica ao predomínio do culto às riquezas, no desperdício de comida e fome no mundo e no Banco do Vaticano, entre outras preocupações humanistas e com os direitos da minorias.

Ensinamentos:

O dinheiro tem que servir, não governar.

“Não desanimeis, para vencermos as tribulações temos a força do Espírito Santo.”

“As três linguagens do amor concreto: a linguagem da cabeça, a linguagem do coração e a linguagem das mãos. Tem que haver harmonia entre as três, de tal maneira que você pense o que sente e o que faz, sinta o que pensa e o que faz e faça o que sente e o que pensa. Isto é o concreto. Ficar somente no virtual é como viver numa cabeça sem corpo.”

“Quem constrói em Deus constrói sobre a rocha, porque Ele é sempre fiel, mesmo quando faltamos com a fidelidade.”

“Nossa vida é um caminho, quando paramos, não vamos para frente.”

“A juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo.”

“Apenas os que dialogam podem construir pontes e vínculos.”

“Deus dá as batalhas mais difíceis aos seus melhores soldados.”

“Não há necessidade de consultar um psicólogo para saber que quando você denigre o outro é porque você mesmo não consegue crescer e precisa que o outro seja rebaixado para você se sentir alguém.”

“Ser cristão não se reduz a cumprir mandamentos, mas é deixar que Cristo tome posse da nossa vida e a transforme.”

“Às vezes, na nossa vida, os óculos para ver Jesus são as lágrimas.”

“É preciso perder o espírito de resistência à mudança.”

“Quantos desertos tem o ser humano de atravessar ainda hoje! Sobretudo o deserto que existe dentro dele, quando falta o amor a Deus e ao próximo, quando falta a consciência de ser guardião de tudo o que o Criador nos deu e continua a dar.”

VOLTAR À PÁGINA INICIAL